O QUE É ESTENOSE AÓRTICA?

A estenose aórtica é a redução do diâmetro da válvula aórtica obstruindo o fluxo de sangue do ventrículo esquerdo para a aorta.
Esse estreitamento impede a valva de se abrir completamente, reduzindo, por tanto, o fluxo de sangue para o corpo e dificultando o funcionamento do coração.
Os principais sintomas são: dor no peito, fadiga e falta de ar. Os casos leves podem não necessitar de tratamento, já casos graves, a cirurgia pode reparar ou substituir a válvula.

CAUSAS DA ESTENOSE

A estenose aórtica surge  por diversos motivos, tendo como causa mais comum o acúmulo de cálcio (calcificação) nas cúspides valvares. A estenose aórtica costuma aparecer a partir dos 60 anos de idade, sendo normalmente sintomática após os 70 anos. Já a causa mais comum em pessoas com menos de 70 anos é um defeito congênito na valva, que se forma com apenas duas cúspides em vez das três habituais ou se surge já com uma forma de funil anormal.

TRATAMENTO

Consiste basicamente em substituir a valva original. Pode ser feita por meio de uma cirurgia aberta ou TAVI (implante transcateter de Válvula aórtica), uma cirurgia que se assemelha muito a um stent.

COMO É A CIRURGIA VIA TAVI

Diferente das cirurgias abertas, além de não termos grandes cortes, não necessitamos de anestesia geral – apenas sedação. Para o paciente é como se fosse fazer uma endoscopia. Ao todo, o procedimento dura entre 1 e duas horas. Um cateter é introduzido geralmente em uma artéria da virilha e guiado por imagem com uma valva artificial e chega até o coração a fim de substituir a valva defeituosa. No local adequado, a valva é inflada para restabelecer o fluxo normal dentro do coração. Na maioria dos casos, a alta ocorre em 48 horas.